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Capa Teste A/B

Testes A/B sugerem que anúncios com imagens têm o dobro de conversão.

Para a realização de campanhas no google, são criadas Landing Pages adequadas a cada keyword. No entanto, as mesmas devem ser frequentemente testadas, de forma a conquistar a melhor Landing Page. Assim, debruçamo-nos sobre os exemplos a seguir com realização de um Teste A/B para uma keyword determinada.

O objetivo primordial desta análise foi testar várias Landing Pages referentes ao tema “COVID-19”, visto que estavam com maior taxa de conversão.

Landing Pages Testadas
Tabela 1: Oposição das Landing Pages
com o mesmo texto.

DEFINIÇÃO DAS LANDING PAGES

N - Texto 2 + Imagem.
I - Texto 1 + COVID-19 + Imagem.
M - Texto 3 + Imagem.

K - Texto 2(igual ao N) e Sem Imagem.
L - Texto 1(igual ao I) + COVID-19 e Sem Imagem.
J - Texto 3(igual ao M) e Sem Imagem.

Como é de possível observação na tabela 1, foram utilizadas 3 Landing Pages, com diferentes frases de texto e uso de imagem (semelhante em todas as Landing Pages) – Landing Pages N, I e M. Pelo contrário, foram analisadas 3 novas Landing Pages, com frases de texto iguais às anteriores, mas sem o uso de imagem – Landing Pages K, L e J.

Deste modo, conclui-se que, relativamente ao uso de imagem, as Landing Pages N, I e M são o contrário de K, L e J, respetivamente.

PERCENTAGEM DE DISTRIBUIÇÃO DAS LANDING PAGES

Foi necessário distribuir um total de 100%, de modo equitativo, pelas Landing Pages. Assim, o peso de cada uma delas ronda, aproximadamente, 16,67%. No entanto, não é possível a distribuição ser colocada em números decimais. Portanto, houve a necessidade de refazer a divisão, até chegar aos seguintes resultados: Landing Pages I, L, M e N com 17% e Landing Pages J e K com 16%.

RESULTADO DO TESTE A/B

Figura 1 do RESULTADO DO TESTE A/B
Figura 1: Painel de resultados do Teste A/B.

AVALIAÇÃO DE IMAGEM X CONVERSÃO

Através da figura 1, podemos concluir que as Landing Pages N, I e M, ambas Landing Pages de texto diferentes entre si e com uso imagem na landing page, ultrapassam os 2% na conversão. Pelo contrário, as Landing Pages K, L e J não alcançam o 2%, em nenhuma altura.

Destaca-se o “vencedor” nesta competição: Landing Page N, com uma taxa de conversão de, aproximadamente, 4,5%. O anúncio sofreu 271 visualizações, das quais, 201 utilizadores decidiram visitar a landing page e, por fim, 9 converteram. Logo abaixo, temos a Landing Page M, atingindo uma taxa de conversão de, aproximadamente, 3%. O anúncio foi visto 214 vezes, que promoveu a visualização do site, em 169 utilizadores e, desses, 5 ligaram para a empresa.

Com pior desempenho, encontra-se a Landing Page J e, logo de seguida, a L, com uma conversão de 1,765% e 1,786%, respetivamente. Importante referir que as Landing Pages sem imagem têm apenas 3 conversões. As Landing Pages com imagem têm no mínimo 4 conversões e máximo de 9 conversões. Conclui-se que as Landing Pages de texto com imagem tem um alcance maior do que as Landing Pages de texto sem imagem. Recomenda-se, assim, o uso de imagem nas landing pages.

"Você já se perguntou, por exemplo, se seus emails teriam mais cliques se você adicionasse uma imagem?"

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AVALIAÇÃO DE TEXTO X CONVERSÃO

Figura 2 AVALIAÇÃO DE TEXTO X CONVERSÃO
Figura 2: Resultados para Landing Pages
sem imagem.

Para simplificar a interpretação, os dados foram dispostos em tabelas, de acordo com a utilização ou remoção de imagem.

De acordo com a figura 2, as conversões são iguais para todas as Landing Pages (3). No entanto, o número de visualizações do anúncio e as visitas à landing page têm interferência. Por isso, destaca-se como melhor texto, a Landing Page K, e como pior texto, a Landing Page J.

Relativamente ao disposto na figura 3, as conversões e taxas de conversão são bastante diferentes. O melhor conteúdo textual pertence à Landing Page N, com 9 conversões e o pior à Landing Page I, com apenas 4 conversões. Segundo a taxa de conversão, as Landing Pages assumem o mesmo comportamento.

Conforme conclusões das figuras 2 e 3, o melhor texto é considerado o das Landing Pages N e K.

O pior texto não é possível identificar uma vez que, os dois textos restantes alteram a sua posição perante a existência ou não de imagem, embora os valores se encontrem bastante próximos.

Figura 3: Resultados para Landing Pages com imagem
Figura 3: Resultados para Landing Pages
com imagem
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Observação: O estudo acima foi autorizado pelo cliente e o mesmo preferiu manter em sigilo alguns dados específicos.

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