Artigo

Capa Teste A/B

Testes A/B sugerem que anúncios com imagens têm o dobro de conversão.

Para a realização de campanhas no google, estão criadas Landing Pages adequadas a cada keyword. No entanto, as mesmas devem ser frequentemente testadas, de forma a conquistar a melhor Landing Page. Assim, atentamo-nos aos exemplos a seguir com realização de um Teste A/B para uma keyword determinada.

O objetivo primordial desta análise seria testar várias Landing Pages, com referência ao tema “COVID-19”, visto que estavam com maior taxa de conversão.

Landing Pages Testadas
Tabela 1: Oposição das Landing Pages
com o mesmo texto.

DEFINIÇÃO DAS LANDING PAGES

N - Texto 2 + Imagem.
I - Texto 1 + COVID-19 + Imagem.
M - Texto 3 + Imagem.

K - Texto 2(igual ao N) e Sem Imagem.
L - Texto 1(igual ao I) + COVID-19 e Sem Imagem.
J - Texto 3(igual ao M) e Sem Imagem.

Como é de possível observação na tabela 1, foram utilizadas 3 Landing Pages, com diferentes frases de texto e uso de imagem (semelhante em todas as Landing Pages) – Landing Pages N, I e M. Pelo contrário, foram analisadas 3 novas Landing Pages, com frases de texto iguais às anteriores, mas sem o uso de imagem – Landing Pages K, L e J.

Deste modo, conclui-se que, relativamente ao uso de imagem, as Landing Pages N, I e M são o contrário de K, L e J, respetivamente.

PERCENTAGEM DE DISTRIBUIÇÃO DAS LANDING PAGES

De um total de 100%, foi necessário distribuir as Landing Pages de modo equitativo. Assim, o peso de cada uma delas rondam, aproximadamente, 16,67%. No entanto, não é possível a distribuição ser colocada em números decimais. Portanto, houve a necessidade de refazer a divisão, até chegar aos seguintes resultados: Landing Pages I, L, M e N com 17% e Landing Pages J e K com 16%.

RESULTADO DO TESTE A/B

Figura 1 do RESULTADO DO TESTE A/B
Figura 1: Painel de resultados do Teste A/B.

AVALIAÇÃO DE IMAGEM X CONVERSÃO

Através da figura 1, podemos concluir que as Landing Pages N, I e M, ambas Landing Pages de texto diferentes entre si e com uso imagem na landing page, ultrapassam os 2% na conversão. Pelo contrário, as Landing Pages K, L e J não alcançam o 2%, em nenhuma altura.

Destaca-se o “vencedor” nesta competição: Landing Page N, com uma taxa de conversão de, aproximadamente, 4,5%. O anúncio sofreu 271 visualizações, das quais, 201 utilizadores decidiram visitar a landing page e, por fim, 9 converteram. Logo abaixo, temos a Landing Page M, atingindo uma taxa de conversão de, aproximadamente, 3%. O anúncio foi visto 214 vezes, que promoveu a visualização do site, em 169 utilizadores e, desses, 5 ligaram para a empresa.

Com pior desempenho, encontra-se a Landing Page J e, logo de seguida, a L, com uma conversão de 1,765% e 1,786%, respetivamente. Importante referir que as Landing Pages sem imagem têm apenas 3 conversões. A Landing Pages com imagem têm no mínimo 4 conversões e máximo 9 conversões. Conclui-se que as Landing Pages de texto com imagem tem um alcance maior do que a Landing Pages de texto sem imagem. Recomenda-se, assim, o uso de imagem para as landing page.

"Você já se perguntou, por exemplo, se seus emails teriam mais cliques se você adicionasse uma imagem?"

rockcontent

AVALIAÇÃO DE TEXTO X CONVERSÃO

Figura 2 AVALIAÇÃO DE TEXTO X CONVERSÃO
Figura 2: Resultados para Landing Pages
sem imagem.

Para simplificar a interpretação, os dados foram dispostos em tabelas, de acordo com a utilização ou remoção de imagem.

De acordo com a figura 2, as conversões são iguais para todas as Landing Pages (3). No entanto, o número de visualizações do anúncio e visitas à landing page tenha interferência. Por isso, destaca-se como melhor texto, a Landing Page K, e como pior texto, a Landing Page J.

Relativamente ao disposto na figura 3, as conversões e taxas de conversão são bastante diferentes. O melhor conteúdo textual está dirigido à Landing Page N, com 9 conversões e o pior a Landing Page I, com apenas 4 conversões. Segundo a taxa de conversão, as Landing Pages assumem o mesmo comportamento.

Conforme conclusões das figuras 2 e 3, o melhor texto é considerado o das Landing Pages N e K.

Para consideração do pior texto, não é possível identificar, uma vez que os dois textos restante alteram a sua posição, quando estão perante a existência de imagem e sem, embora os valores se encontrem bastante próximos.

Figura 3: Resultados para Landing Pages com imagem
Figura 3: Resultados para Landing Pages
com imagem
"Crie conteúdo de SEO que as pessoas amam, e os mecanismos de pesquisa podem rastrear e entender."

alexa

Observação: O estudo acima foi autorizado pelo cliente e o mesmo preferiu manter em sigilo alguns dados específicos.

. . .

MAIS ARTIGOS

Artigo - Mais da metade dos cliques pagos são fraude segundo estudo

Mais da metade dos cliques pagos são fraude segundo estudo

Mais da metade dos cliques pagos são fraude segundo estudo

Sabendo que há uma concorrência muito grande em determinadas áreas de atuação e juntamente uma grande fraude de cliques que prejudicam tanto financeiramente, quanto estrategicamente...